quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS DOENÇAS CAUSADAS PELA DOENÇA DO SÉCULO

A obesidade vem sendo considerada por muitos a doença do século. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 115 milhões de pessoas sofrem dessa doença no mundo todo e no Brasil 40% da população está acima do peso.

Esses dados são preocupantes, pois a obesidade pode resultar em uma série de outras doenças.  Estas doenças podem ocorrer por aumento de gordura e aumento de células adiposas. No primeiro caso são de mais freqüência:
·         Apneia obstrutiva do sono: doença crônica, que tem como sintomas desde o ronco até sonolência excessiva diurna;
·         Osteoartrite: caracterizada pela degeneração da cartilagem nas articulações;
·         Estigma social: desaprovação da sociedade por causa da aparência física da pessoa.
No segundo caso, encontramos:
·         Diabetes;
·         Câncer;
·         Doenças cardiovasculares;
·         Hepatite.

Cada uma dessas doenças tem diminuído a qualidade de vida e levando muitas pessoas à morte. Ser obeso ou ser magro, não é só questão de estética, é questão de saúde, de bem-estar. Por isso, iremos abordar nas próximas semanas estas doenças, mostrando, ainda, casos como o da Doença Renal Crônica (DRC), na qual a obesidade pode tanto ser a mocinha, quanto a vilã.




Referências Bibliográficas:
Dr. Drauzio Varella - Doenças e sintomas: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/osteoartrite/ acesso em 15/10/11
ABC da Saúde: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?391 acesso em 15/10/11



POSTADO POR: LUANA DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário