sábado, 29 de outubro de 2011

CORAÇÃO EM RISCO

Observe essa imagem:




Note a quantidade de gordura (partes amarelas da figura) tanto na pessoa magra, quanto na obesa. Agora, veja a quantidade de gordura, não só, no coração, como nos outros órgãos da pessoa que tem obesidade. ISSO É MUITO PREOCUPANTE!
No meu último post ficou combinado de que eu iria falar sobre doenças relacionadas à obesidade. Não foi por acaso que decidi começar pelas DOENÇAS CARDIOVASCULARES. Doenças ligadas ao coração matam milhares de pessoas todos os anos e muitos dos casos têm haver com a obesidade.

O excesso de peso aumenta a probabilidade de ocorrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou aterosclerose (Infarto), mesmo que não exista nenhum outro fator de risco, como, por exemplo, diabetes e fumo.  A obesidade altera todo o metabolismo do nosso corpo, isso acontece porque existe um maior esforço do coração para bombear sangue por todo o corpo.


Um dos maiores problemas relacionados às doenças cardíacas e obesidade é o colesterol alto. A gordura vai acumulando-se na camada interna das artérias, formando inicialmente corpúsculos e depois placas. Progressivamente, se não forem diagnosticadas e tratadas, essas placas através de um acúmulo contínuo de gordura vão reduzindo a luz das artérias. (veja a imagem abaixo)

Quando chega a obstruir a luz de vasos importantes, como as artérias coronarianas, nos seus diversos ramos e subdivisões, pode ocorrer a falta de irrigação da musculatura cardíaca, configurando o que se chama infarto de miocárdio. É conveniente ressaltar que podem ocorrer obstruções de vasos pelas chamadas placas ateromatosas em várias outras regiões do corpo, além do coração, como o AVC isquêmico (contrário ao que rompe vasos, hemorrágico).
Ainda do ponto de vista químico, existem substâncias pertencentes às enzimas que são utilizadas, como indicadores, nas investigações terapêuticas para identificação de possíveis lesões isquêmicas do coração (quase sempre infarto). O nível dessas enzimas no sangue costuma aumentar quando ocorre lesão de um músculo cardíaco, entre elas estão a Creatino Phosfokinase (CPK) e Troponina.

Esse acúmulo de gordura pode ser evitado com mudança dos hábitos alimentares, além de atividades físicas regulares ou, ainda, com uso de substâncias, que reduzem o acúmulo de gorduras nas chamadas placas ateromatosas. Alguns medicamentos mais modernos, segundo a indústria farmacêutica, podem até mesmo reduzir (diluir) as placas gordurosas do interior dos vasos.

Níveis de Colesterol em carnes, manteigas e ovos:


Conteúdo de gorduras poliinsaturadas:



Referências Bibliográficas:
Professor Dr. Edno Magalhães. Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.
Obesidade e Riscos para o Coração: http://eberlin.tripod.com/012.html acesso: 20/10/2011
 Educação Médica Continuada: http://educacao.cardiol.br/congresso/lv/noticias/062.asp acesso: 20/10/2011
Scientific Electronic Library Online – Brazil: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2009000300005&script=sci_arttext  acesso: 20/10/2011


POSTADO POR: LUANA DE OLIVEIRA

Um comentário:

  1. Matéria pertinente,de vital importância para o bem viver e para tornar as pessoas conscientes dos prejuízos decorrentes da obesidade. Essa constatação só vai ter a importância que merece quando as pessoas reformularem seus conceitos e, permanentemente, conservarem o seu peso ideal, sem se lançarem no efeito sanfona,apenas com a preocupação de se exibir de biquini, a cada verão.

    ResponderExcluir