quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OBESIDADE E ANEMIA

 A anemia é uma doença que atinge inúmeras pessoas do globo trazendo fadigas e diminuição do desempenho físico e cognitivo. Há vários tipos dessa enfermidade, a mais comum é conhecida como anemia ferropriva cuja definição é a deficiência de ferro e das reservas corporais dessa substância, que se tornam insuficientes  para suprir os tecidos e a formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Na hemoglobina e mioglobina o ferro é um componente do grupo prostético heme sendo que nessas proteínas o ferro permanece no estado ferroso (Fe2+ ).

Mas qual a relação entre anemia e obesidade?

Pesquisas atuais relatam que pessoas com sobre peso possuem maior capacidade de contrair a anemia. Dados da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES III) mostraram que crianças americanas com sobre peso possuem uma probabilidade contrair a anemia duas vezes maiores em comparação com crianças com peso normal (de acordo com o IMC).  Resultados semelhantes foram relatados em crianças e em adultos. Nestes estudos a deficiência de ferro foi determinada utilizando um modelo de três variáveis que de acordo com a quantidade de ferro se alteram: saturação da transferrina (a relação de ferro sérico  e a capacidade total de ligação de ferro nas hemácias), protoporfirina (intermediário na síntese do grupo prostético heme) e ferritina sérica (liga-se ao ferro no interior celular para proteger a célula das reações tóxicas do metal).
Outro meio de diagnosticar a deficiência do ferro são pelos receptores de transferrina solúvel (sTfR). Níveis elevados sTfR são indicativos de deficiência de ferro, pois eritrócitos na medula óssea aumentam a quantidade de  membrana receptores de transferrina (glicoproteina transportadora do ferro).
 Em outros estudos recentes, os níveis de ferro sérico e saturação de transferrina estavam baixos em obesos como comparação com voluntários adultos com peso normal. Utilizaram valores do ferro sérico e sTfR,  confirmando um aumento da prevalência de deficiência de ferro em obesos, este estudo revelou significativa a correlações entre os níveis séricos de ferro, sTfR, massa gorda e IMC em adultos. 

 Obesidade e inflamação

Recentemente foram feitos estudos com as populações para testar a hipótese de que a obesidade pode afetar a absorção de ferro através de um mecanismo inflamatório. A obesidade, atualmente, é considerada como um estado de inflamação de baixa intensidade, pois o acúmulo de tecido adiposo produz citocinas entre elas a interleucina - 6 (IL-6) e Fator- alfa de Necrose Tumoral (TNF-α).
Basicamente, todo processo inflamatório pode levar a um quadro anêmico. Na inflamação algumas interleucinas, podem altera a ação da hepcidina, o hormônio que controla o metabolismo de ferro, levando à anemia.

Hepcidina é um importante regulador da homeostase do ferro. Inibindo a absorção de ferro no enterócito e absorção do ferro pelo macrófago  a quantidade de ferro e hipoferremia diminuem. O papel da hepcidina no desenvolvimento de deficiência de ferro nos obesos é correlacionada pelo fato de niveis elevados de hepcidina  encotrados em tecidos de pacientes obesos.
A absorção de ferro é diretamente afetada pela inflamação e IMC. Esses estudos estão entre os primeiros a identificar a resposta inflamatória à obesidade e aumento da gordura corporal como um efetor principal da homeostase de ferro em crianças e adultos. Mas é preciso de pesquisas adicionais para resultados mais completos sobre essa relação.


 Referências bibliográficas

Torres,B e Marzzoco,A. Bioquímica básica 3 edição. Guanabara. 2007 capítulos 3 pag. 32 a 42.

- Amabis ,J e  Martho,G. Fundamento da biologia moderna 4 edição. Moderna. 2006 pag 800

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842008000500012&script=sci_arttext

 


Iron deficiency and obesity: the contribution of inflammation
and diminished iron absorption
James P McClung and J Philip Karl

                                       POSTADO POR: ISABEL BARCELOS FERREIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário