segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CUIDE DO SEU FÍGADO!!!

        
 I Love you : 


                                   
As doenças esteatose hepática, hepatite e cirrose, geralmente, são ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Mas no âmbito da medicina sabe-se que o acúmulo de gordura e inflamações hepáticas podem ser causados por alguns fatores que entre eles está a obesidade.
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) forma macrovesículas de gordura nos hepatócitos, células do parênquima do fígado, aumentando o volume do fígado. Quando está relacionada a uma infecção, hepatite, a doença passa a se chamar esteatose hepática não alcoólica (EHNA) com a evolução oferece danos às células do fígado como a morte celular. O estado clínico pode chegar à cirrose e morte do paciente.

                   

Os hepatócitos acumulam gordura, principalmente triacilgliceróis, como forma de armazenar energia. Esse acúmulo pode ocorrer pelo excesso de ácidos graxos, cujos hepatócitos não conseguem metabolizar toda a demanda gerada pela a alimentação dessa molécula havendo a absorção e armazenamento no citoplasma.  A deficiência de VLDL, uma lipoproteína produzida no fígado responsável por levar os triacilgliceróis do fígado para tecidos periféricos também podem ser a causa do acréscimo de lipídeos no órgão. Além desses fatores, pesquisas relatam que o fígado auxilia no controle de níveis de colesterol sanguíneos transportando o excesso de gorduras para dentro do fígado. 


 A EHNA altera o nível de enzimas hepáticas como gama-glutamiltransferase, alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina.  Tanto a esteatose hepática quanto a obesidade são fatores de risco para doenças cardiovasculares.


A relação entre essas duas doenças é de preocupação dos médicos, pois, em pesquisas, 70% dos fígados de obesos avaliados na necropsia tinham DHGNA. Para o tratamento da doença recomenda-se, principalmente para os pacientes obesos, o controle da dieta e a prática de exercícios físicos. O uso de remédios utilizados por obesos que diminuem a absorção de lipídeos também ajudam no tratamento da esteatose hepática.




Referências bibliográficas:


 Hepcentro :DHGNA, disponível em :http://hepcentro.com.br/esteatose.htm acesso em: 6 de nov de 2011.


Eteatose hepática, disponível em  http://biobiodoalcool.blogspot.com/2011/01/esteatose-hepatica.html acesso em: 7 de nov de 2011.

 tratamento de EHNA: disponível em http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/1018/995 acesso 6 de nov de 2011.
Tirapegui, Julio. Nutrição e fundamentos e aspectos atuais 2 ed. editora atheneu,2006.

                                          POSTADO POR: ISABEL BARCELOS FERREIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário