domingo, 27 de novembro de 2011

DANÇA DO VENTRE E MULHERES OBESAS


           Como ja dito aqui no blog a baixa auto-estima e depressão podem ser consequências da obesidade no projeto “Uma Medida de Peso”  resultado da parceria entre o departamento de Nutrologia da Unifesp e o Núcleo de Extensão e Qualidade de Vida da Universidade São Marcos, realizaram um trabalho  com mulheres obesas a fim de atuar na saúde pscicológica dessas mulheres com a utilização da dança do ventre.
 A dança do ventre foi escolhida por ser uma arte de extrema sensualidade e feminilidade,o que não é visto pela mulheres obesas analisadas no estudo, e além disso foi escolhida afim de estimular a expressão do feminino em mulheres que são excluidas e renegadas pela sociedade, que prega o corpo como centro das atenções.

   "Woodman, psicoterapeuta e pesquisadora da obesidade feminina, aponta que a mulher obesa apresenta uma alienação em relação ao próprio corpo. Pelo fato de não reconhecer as próprias funções corporais, a mulher obesa interpreta erroneamente os sinais vindos do corpo, a fome em especial. Woodman aponta que por ela não ter consciência do seu “eu” autêntico, da sua própria feminilidade, de seu corpo e sexualidade, tende a preencher seu vazio com algum substituto e a comida torna-se o bode expiatório de suas emoções.
                  Além da dança do ventre foi utilizado como metodologia o “desenho do próprio corpo” aplicado no início e no final do curso para observar se o trabalho com a dança trouxe mudança em relação à imagem corporal dessas mulheres."(trecho retirado do artigo "A DANÇA DO VENTRE COMO INSTRUMENTO DE RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES OBESAS" de  Sandra Marques)
       Os resultados da comparação entre os dois desenhos verificados nos seis grupos de mulheres obesas apontaram para mudanças bastante significativas em relação à auto-imagem, em especial ao aparecimento de traços femininos.
      A seguir segue os desenhos feitos pelas próprias.(retiradas do artigo "A DANÇA DO VENTRE COMO INSTRUMENTO DE RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES OBESAS" de  Sandra Marques) sendo que a esquerda está o desenho
 antes da introdução das aulas de dança do ventree o da direita os desenhos feitos após a introdução da dança:

     "Independente do resultado dos desenhos verificou-se que ao longo desses encontros foram sendo observadas mudanças crescentes de comportamento bastante visíveis nessas mulheres. Uma das mudanças mais comuns foi em relação à incorporação do feminino. A maioria começou a cuidar mais da aparência para fazer a aula de dança, trazendo adereços, usando maquiagem, utilizando saia e roupas mais ajustadas ao corpo evidenciando seus
contornos. A dança do ventre ajudou muito neste sentido, pois vestir-se de forma mais feminina era um requisito para a aula e o interessante é que isso pôde ser incorporado para além desse espaço.
    Apareceram também relatos com referência aos próprios sentimentos sugerindo a presença de afetividade. De forma geral pôde ser observado que o recurso da dança do ventre possibilitou, numa amostra significativa de mulheres obesas, a construção de uma auto-imagem corporal mais estruturada e positiva, fazendo emergir uma identidade feminina.."(trecho retirado do artigo "A DANÇA DO VENTRE COMO INSTRUMENTO DE RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES OBESAS" de  Sandra Marques)

POSTADO POR DANIELLE TEIXEIRA DA SILVA


Referências bibliográficas:

Artigo "A DANÇA DO VENTRE COMO INSTRUMENTO DE RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES OBESAS" de  Sandra Marques
Disponível em < http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/2c72a.pdf>  Acesso em 25 de novembro de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário