sábado, 26 de novembro de 2011

DRC: OBESIDADE COMO VILÃO OU COMO MOCINHO?

Para começar, gostaria de explicar que DRC é DOENÇA CRÔNICA RENAL. Essa doença é causada por uma lesão renal e pode chegar à perda irrversível da função dos rins. Ela pode ser causada por fatores genéticos, ou em pessoas, como por exemplo a pressão alta, diabetes, idosos, trazendo como consequência: anemia, inchaço e doenças coronarianas.

O obeso com IMC acima de 40 (Obeso Mórbido) tende a desenvolver essa doença, pois seu rim filtra muito, a chamda hiperfiltração. Isso ocorre porque o rim dele é menor do que a sua necessidade, e ele pode chegar a um quadro de insuficiência renal. Outro fator de risco é se ele já tiver alguns dos fatores que podem causar DRC.


Por outro lado, diferente do que acontece com pacientes que não são obesos, a obesidade aumenta a sobrevida de paciente em hemodiálise. De acordo com a Nutricionista  Cristina Martins: "Hoje, sabemos que o excesso de peso faz a diferença no tratamento de uma pessoa com doença renal crônica. Os estudos apontam que os indivíduos com maior apetite e também aqueles obesos sobrevivem mais tempo ao tratamento”. Em resumo, a obesidade diminui  o risco de doenças cardiovasculares em pacientes com DRC, que é a maior causa de morte, nessa doença. Existem teorias que obesos comem mais, e por isso ingerem mais antioxidantes, porém não se sabe ainda exatamente o que acontece para obesidade servir de proteção e não de risco para pacientes em hemodiálise.
E aí, fica a dúvida: TRATAR OU NÃO PACIENTES OBESOS COM DRC?



Referências Bibliográficas:

ABC da Saúde, disponível em http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?268  acesso em 23 de novembro de 2011
Instituto Cristina Martins, disponível em http://www.institutocristinamartins.com.br/blog/?p=113 acesso em 23 de novembro de 2011



POSTADO POR: LUANA DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário