domingo, 27 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS FÍSICOS!


Obesos podem ter a sua despesa medica aumenta em de quando se fala de internação o tempo de permanência hospitalar pode chegar a 85% maior em comparação com pessoas com peso controlado.
Para uma perda de peso é necessário que haja um balanço energético negativo, ou seja, o consumo de alimentos deve ser menor do que a porcentagem de gasto dessa energia. Para conseguir isto de forma natural contamos com a ajuda de dietas hipocalóricas e realização de atividade física.
Os exercícios físicos como forma de emagrecer auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle metabólico fazendo com que haja uma manutenção do peso em médio e longo prazo além de prevenir a perda de massa magra, pois com dietas hipocalóricas o individuo tende a perde esse tipo de massa.

Com o efeito direto no gasto energético ocorre o aumento no metabolismo mesmo depois do término da atividade física, os exercícios junto com as dietas hipocalóricas aumentam a lipólise, diminuem a lipogênese e acelera a oxidação de ácidos graxos livres.  A redistribuição da gordura corporal também é influenciada: a gordura visceral sofre uma maior redução, pois possui receptores β- adrenérgicos e com isso sofrem mais lipólise.

Outros benefícios do exercício e de uma dieta equilibrada é a menor chance de ocorrer diabetes, hipertensão e o controle do colesterol.
Os exercícios recomendados para a perda de peso são os aeróbicos e de baixa intensidade, já que estes forçam menos a articulações que pode estar prejudicada pelo excesso de peso.
Por mais que pesquisas demonstrem que a atividade física auxilia a perda de peso somente com IMC menor que 40, os exercícios físicos para obesos mórbidos devem ser feito, tomando as devidas precauções, pois os benefícios estão bem além da perda de peso.

Referências bibliográficas:
-Atividade física e obesidade, disponível em:http://www.efdeportes.com/efd67/obesidad.htm acesso em 27/11/2011

Exercício físico e dieta hipocalórica para o paciente obeso: vantagens e desvantagens disponivel em : http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/10-2/exercicio2.pdf  acesso em: 27/11/2011.

                                  POSTADO POR: ISABEL BARCELOS FERREIRA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário