quarta-feira, 2 de novembro de 2011

HIPERPLASIA x HIPERTROFIA








A hiperplasia é aumento da quantidade de células, diferentemente da hipertrofia, que é aumento do tamanho das células. Na obesidade o crescimento do adipócito é conseqüente da hiperplasia e/ou da hipertrofia.

A hiperplasia depende da adipogênese (diferenciação do tecido adiposo) que é a transformação dos pré-adipócitos (células precursoras de adipócitos) em adipócitos. Os adipócitos sempre estão em processo de renovação.

A hipertrofia dos adipócitos é resultado da ativação lipólise (degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol) e da lipogênese (síntese de ácidos graxos e triglicérides). Esta hipertrofia vai variar de acordo com a alimentação, hormônios  e  gasto energético do indivíduo em questão.

Os adipócitos tem o seu tamanho máximo limitado, portanto quando esse limite é rompido, novas células adiposas vão ser originadas.

A hiperplasia faz parte do crescimento durante infância, adolescência, na gravidez (aumento excessivo de peso). No caso de perda brusca de peso, as células adiposas tendem a diminuir.
Todo cuidado durante estas fases é pouco, descuidos podem acarretar na tendência a obesidade. Segundo a Prof.a. Vanusa Miranda, formada em E.F pela UFRJ e pós-graduada em Nutrição e Atividade Física (INU-UERJ), "também não se sabe se a utilização de meios cirúrgicos para redução da hipercelularidade seria a solução, pois, segundo a teoria do "set point", o organismo tende a repor a perda". (Trecho retirado - http://www.totalsport.com.br/colunas/moraes/ed2401.htm). Portanto, seria mais difícil emagrecer na obesidade hipercelular do que na obesidade hipertrófica.






Referências bibliográficas:



- http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/11.pdf acesso em 1 de novembro de 2011












POSTADO POR: REBECCA CASTELO BRANCO

Um comentário:

  1. como a hiperplasia e a hipertrofia influênciam no ganho de peso e no gamho de massa muscular

    ResponderExcluir