quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HIPOTIREOIDISMO = GANHO DE PESO?

                                             




A tireóide controla diversas funções no organismo: nossos órgãos, hormônios, sentimentos. O TSH (hormônio secretado pela hipófise) recebe estímulos que controlam a quantidade de hormônios que serão utilizados no nosso corpo. Em especial, os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), produzidos pela tireóide, são responsáveis pela regulação do metabolismo do organismo. 
As deficiências na produção desses hormônios (T3 e T4) causa o que denominamos de Hipotireoidismo.


CAUSAS:

As causas podem ser genéticas, inflamação da glândula tireóide, bactérias ou vírus que infectaram a tireóide prejudicando no seu funcionamento.


SINTOMAS:
Fraqueza muscular, palidez, fadiga, distúrbios no sono, mau humor, perda da auto-estima, constipação, falta de concentração, redução de apetite, ganho de peso.

TRATAMENTO:
Ingestão de comprimidos que contenha hormônios tireoidianos (reposição da tiroxina) que o organismo deixou de produzir.


O Hipotireoidismo faz com que o metabolismo fique lento. Isto é evidenciado nos sintomas: a lentidão. O metabolismo do fígado se torna devagar causando acúmulo de triglicerídeos e colesterol no sangue. Portanto, indivíduos que possuem hipotireoidismo tendem a ganhar peso. Este ganho de peso não é tão exagerado, porque pode ser devido a inchaço e não exatamente pela gordura. Mas na ausência de tratamento o hipotireoidismo pode favorecer no aparecimento da obesidade.





referências bibliográficas:

- Hipotireoidismo disponível em: http://www.psiconeuroendocrinologia.com.br/HIPOTIREOIDISMO%20E%20OBESIDADE.pdf acesso em 28 de novembro de 2011 

- Hipotireoidismo disponível em: http://www.pontoxp.com/hipotireoidismo-sintomas-tratamento-engorda-ronaldo/ acesso em 28 de novembro de 2011

- Hipotireoidismo disponível em: http://dietasaudavel1.blogspot.com/2011/02/saiba-porque-o-hipotireoidismo-engorda.html acesso em 28 de novembro de 2011









POSTADO POR: REBECCA CASTELO BRANCO


Um comentário:

  1. Apesar de dar algumas informações sobre hipotireidismo, você não responde diretamente a pergunta que lança no título. Pode estar relacionado sim a ganho de peso, mas há casos em que não está, como vi neste site sobre o assunto.

    ResponderExcluir