terça-feira, 29 de novembro de 2011

INSULINA E GLUCAGON


INSULINA
   A insulina, um hormônio peptídico, é produzida no pâncreas. Esse hormônio ajuda a manter homeostase da glicose, sendo secretada logo após refeições. Ela diminui as vias de produção de glicose, como a gliconeogênese, e aumenta a captação de glicose no músculo e no tecido adiposo. 

                                        VÍDEO SOBRE A AÇÃO DA INSULINA
Ela é produzida na forma de uma molécula de pré-pró-insulina. Ao se retirar a sequência sinalizadora dessa molécula e fazer três ligações de dissulfeto ela é armazenada nos grânulos na célula beta do pâncreas e é chamada de pró-insulina. Quando o nível de glicose está alta no sangue a molécula de pró-insulina perde seu peptidio C, virando uma molécula de insulina madura. 



A resistência a insulina atinge grande parte da população obesa. O hormônio insulina ainda é produzido pelo corpo, porém sua ação no corpo não é completa. Uma das funções principais da insulina é deixar as células mais sensíveis a glicose, produtora de energia. Essa resistência a insulina faz com que o individuo produza maiores concentrações de insulina e que o nível de glicose aumente. Esse aumento na concentração de glicose no sangue pode acarretar a um estado de pré-diabetes ou até diabetes. Essas conseqüências podem ser evitadas com a redução de peso e exercícios físicos.
                                           



GLUCAGON
Molécula de glucagon

   O hormônio glucagon é produzido no pâncreas pelas células alfa. Esse hormônio possui efeito antagônico à insulina. Enquanto a insulina diminui a concentração de glicose no sangue, o glucagon aumenta as concentrações de glicose no sangue. Esse hormônio ajuda na homeostase da glicose e faz com que o glicogênio hepático vire glicose, que será liberada pelo sangue. 
   Sua secreção é estimulada pela baixa concentração de glicose no sangue e pelo aumento da concentração de aminoácido no sangue. Porém ela pode ser inibida pela insulina. Níveis muito altos de glucagon pode levar a hiperglicemia.



Referências bibliográficas:
-             Vias de sinalização da insulina. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302002000400013&lang=pt acesso em 27 de novembro de 2011
-             O que é resistência a insulina? Disponível em http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/pages/Oqueéresistênciaàinsulina.aspx acesso em 28 de novembro de 2011
-             NELSON, D. e COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger  5 ed. . Porto Alegre: Artmed 2011. p. 933
-             Glugacon. Disponivel em http://en.wikipedia.org/wiki/Glucagon acesso em 28 de novembro de 2011  


POSTADO POR: ISABELLE ROMERO NOVELLI



Nenhum comentário:

Postar um comentário