domingo, 13 de novembro de 2011

OBESIDADE ANDRÓIDE x OBESIDADE GINECÓIDE


A obesidade se tornou um dos maiores problemas enfrentado pela população nos últimos tempos.  Para os homens o percentual de gordura tolerável para a saúde é de 18% a 25% e para as mulheres é de 20% a 30%. Resultado do consumo de calorias maior que seu gasto energético a obesidade pode ser dividida em: Obesidade andróide e obesidade ginecóide.

Obesidade andróide: Também classificada como troncular, esse tipo de obesidade o indivíduo possui um formato parecido com uma maçã, resultado do maior acúmulo de adipócitos na região torácica e abdominal. Este tipo de obesidade é mais evidente nos homens (imagem acima).



Obesidade ginecóide: o indivíduo adere ao formato de pêra. O maior acúmulo de gordura encontra-se nas coxas e nos quadris. Formato de maior predominância nas mulheres.  

Estas classificações estão relacionadas:

- ao aumento do consumo de alimentos ricos em gordura saturada ou açúcares;
- alimentos de alta densidade energética;
- escassez de atividades físicas;
- fatores genéticos; 
- problemas de tireóide, dentre outros.



O quadro acima representa o índice: “Relação Cintura-Quadril”. Este índice é resultado da divisão da medida da cintura (em cm) pelo quadril (em cm) de acordo com o sexo do indivíduo. O quadro define que quando há risco de problemas cardiovasculares nos homens é quando o resultado desta divisão é maior de 0,90 e nas mulheres maior que 0,80.


De acordo com um estudo publicado pela revista "The Lancet" a "Relação Cintura- Quadril" é mais eficaz na descoberta de doenças cardiovasculares que o IMC (índice de massa corporal). Uma vez que, o IMC não revela o local onde a gordura está mais localizada, nem a quantidade de musculatura que a pessoa possui. Por isso um atleta poderia ter um IMC parecido com de um sedentário, segundo Arya Sharma, professor de medicina na McMaster University.





Referências bibliográficas:


- Imagem : http://www.guiadadieta.com.br/saude/obesidade-androide-x-ginecoide/ acesso em: 12/11/11
- Estudo publicado pela revista "The Lancet"  
http://www.news.med.br/p/medical-journal/842/a+relacao+cintura+quadril+e+nao+o+i.htm acesso em: 13/11/11






POSTADO POR: REBECCA CASTELO BRANCO

Um comentário: