domingo, 13 de novembro de 2011

SÍNDROME METABÓLICA


A obesidade, juntamente com outras doenças, pode constituir a chamada Síndrome Metabólica, caracterizada principalmente pela resitência insulínica, sendo o conjunto de fatores de riscos que levarão ás doenças cardiovasculares, Diabetes Mellitus tipo II e ainda, em alguns casos, à insuficiência renal e catarata. As outras doenças são:
  • Hipertensão Arterial (popular pressão alta);
  • Hiperglicemia (níveis elevados de açucar no sangue);
  • Aumento dos níveis de triglicerídeos (um tipo de gordura presente no sangue);
  • Dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol);
  • Microalbuminúria (perda de albumina na urina).


A insulina participa do metabolismo de gordura, no caso dessa síndrome, como há resistência à insulina, o pâncreas é obrigado a produzir mais insulina, elevando seu nível no sangue.
O diagnóstico segue uma série de critérios, observe a tabela abaixo:
O paciente tem síndrome metábolica se ele tiver 3 ou mais desses critérios.
O curioso é que, geralmente, a pessoa com a Síndrome não tem sintomas, o que agrava o quadro, e pode levar a pessoa à morte por infarto (aterosclerose, falada no meu último post). A manifestação da doença ocorre entre a idade adulta e meia idade, sendo também vítimas mulheres com ovários policísticos, mesmo magras.


Uma dieta desiquilibrada juntamente com uma vida sedentária são um dos principais fatores que podem levara á Síndrome Metabólica. As doenças envolvidas estão todas relacionadas, uma leva a outra, formando uma verdadeira "bola de neve".
 Em alguns casos é preciso a ultilização de farmacos para controlar a "pressão alta" e o colesterol, e para evitar o risco de trombose ou e coagulação é ultilizado o ácido acetilsalicílico(ao lado). No mais, o tratamento, como na maioria das doenças relacionadas á obesidade, diz respeito à nossa querida Dupla Dinâmica: uma boa alimentação e prática de exercícios físicos.













Referências Bibliográficas:
Metabolic syndrome: http://en.wikipedia.org/wiki/Metabolic_syndrome acesso 11/11/11
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia: http://www.endocrino.org.br/a-sindrome-metabolica/ acesso 12/11/11
POSTADO POR: LUANA DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário