sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O QUE É OBESIDADE?


   É comum em nosso dia-a-dia vermos novos produtos alimentares com alto teor de corante e gordura  nas prateleiras do supermercado. Eles parecem cada vez mais gostosos e práticos, porém são pouco saudáveis. Acompanhado da mudança de paladar e costume da população mundial veio a mudança de peso. Comer fora de casa comidas industrializadas e rápidas, como fast-food, combinado com a falta de tempo e disposição de fazer atividades físicas pode ter sido uma das grandes alavancas para que a obesidade se tornasse algo tão comum de se ver nas ruas.
   A obesidade pode ser considerada como o acúmulo excessivo de peso pelo resultado de uma ingestão, maior do que o gasto de calorias. Para que isso aconteça seu VET (valor energético total) precisa ser maior do que o seu GET (gasto energético total). As calorias ingeridas pelos indivíduos podem possuir três destinos no corpo: serem armazenadas no tecido adiposo, queimadas na forma de exercícios ou desviadas para a produção de calor.
   Para se obter um diagnóstico de obesidade, o método mais comum é a medição do Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pessoa é considerado com sobrepeso quando possui o IMC maior ou igual a 25 e obesa se possui o IMC maior ou igual a 30. Para crianças e adolescente o método do IMC é analisado levando em conta a idade, devido a grandes mudanças corporais que ocorrem neste período de vida.
Média de IMC de homens acima de 20 anos (quanto mais escura a área do gráfico, maior o IMC)


Média de IMC de mulheres acima de 20 anos (quanto mais escura a área do gráfico, maior o IMC)
  
   O desenvolvimento da obesidade pode ocorrer devido a fatores genéticos, metabólicos, ambientais ou a combinação dos três. A definição de obesidade segundo a OMS é a seguinte: “Sobrepeso e obesidade é definido como excessivo acúmulo de gordura que pode prejudicar a saúde”. As doenças que a obesidade traz são inúmeras, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.
   Dados da OMS mostram que a obesidade é a quinta maior causa de morte no mundo e que 1,5 bilhão de pessoas acima de 20 anos são obesas. Os dados aumentam todos os anos, por isso é necessário que as pessoas conheçam a obesidade para evitá-la.




Referências bibliográficas:

-      -  WHO – Obesity and Overweight. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/en/> Acesso em: 29 de set. de 2011

-       - TIRAPEGUI, J. Nutrição, Fundamentos e Aspectos Atuais  2 ed. . São Paulo: Editora Atheneu 2006. p 299-306

-      -  NELSON, D. e COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger  5 ed. . Porto Alegre: Artmed 2011. p. 930 e 938



POSTADO POR: ISABELLE ROMERO NOVELLI

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

APRESENTAÇÃO

Olá Novos Leitores,

     Bem vindos ao nosso blog sobre obesidade. Somos alunas da disciplina de bioquímica e biofísica na Universidade de Brasília e cursamos Nutrição. Através desse blog queremos mostrar para todos os tipos de público a bioquímica envolvida no processo da obesidade, por intermédio de vídeos, reportagens e textos educativos.
   A participação de vocês é essencial, trazendo duvidas e tópicos para discussão. Contamos com a participação de todos.           
 Atenciosamente,
                       Blogueiras
As autoras do blog! :D (da esq. pra dir.: Isabel, Danielle, Rebecca, Isabelle e Luana)
   

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRÉ PROJETO

           Considerada por alguns como o mal do século, a obesidade está cada vez mais ganhando destaque na população, na mídia social e em estudos clínicos. Não podemos deixar de pensar que hoje em dia a aparência é mais importante do que a saúde para a maioria das pessoas, por isso o tópico obesidade está sendo tão visado. O ganho de peso não é o único problema que a obesidade traz, mas também doenças e redução da expectativa de vida.
 A obesidade pode ser desencadeada pelo fator genético, má alimentação etc. O índice de massa corpórea (IMC) pode servir de parâmetro e, dependendo dos cálculos feitos, uma pessoa pode ser considerada: abaixo do peso, normal, sobrepesa, obesa e com obesidade mórbida.
             Um sério problema relacionado a obesidade são os riscos que ela traz para a pessoa, tanto ligado a saúde mental como a física. Pessoas que sofrem desse distúrbio tendem a ser inseguras e a sofrerem depressão adquirindo neuroses e chegando ao ponto de vislumbrar o suicídio. Na visão médica, os problemas vão desde dificuldades de dormir até predisposição para várias doenças, como acidente vascular cerebral (AVC) e câncer.
 Com o advento de novas tecnologias, medicamentos estão sendo criados para combater a obesidade. Eles usam métodos para modificar a saciedade,  impedir hormônios de serem produzidos, entre outros. Os efeitos colaterais causados por esses remédios são vários, como aumento no colesterol, insônia e taquicardia. Outra opção para solucionar a obesidade é a cirurgia, que atualmente se adéqua para cada caso de obesidade.
       Com esse trabalho, pretendemos entender melhor esse distúrbio para podermos informar e ajudar as pessoas, seja explicando o metabolismo ou ainda métodos de tratamento e prevenção. Quebrar mitos sobre esse assunto é essencial, já que o número de obesos só cresce ultimamente. 



Referências bibliográficas: 
Coutinho Walmir. Etiologia da Obesidade.Artigo de Revisão.Disponível em: <http://www.abeso.org.br/pdf/Etiologia%20e%20Fisiopatologia%20-%20Walmir%20Coutinho.pdf.Ac>Acesso em: 16 de set. de 2011
Obesidade. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303> Acesso em: 16 de set. de 2011
Obesidade. Disponível em: <http://durval.site.med.br/index.asp?PageName=Obesidade> Acesso em: 16 de set. de 2011
- Obesidade. Disponível em: <http://www.francoerizzi.com.br/cirurgia_bariatrica.htm> Acesso em: 18 de set. de 2011
- Obesidade. Disponível em: <http://www.cirurgiaobesidade.com.br> Acesso em: 18 de set. 
de 2011
- Obesidade. Disponível em: <www.gastromed.com.br> Acesso em: 16 de set. de 2011